domingo, 2 de junho de 2013

A Moda na Era Medieval

   
  A Era medieval foi um período  da Historia Europeia que durou do seculo IV ao XV. O texto abaixo é dividido de acordo com mudanças significativas da moda do período .

      Idade Media -Anos 400 a 1200

Nessa época os europeus estavam preocupados com a sobre vivencia, problemas políticos, sociais guerras e o vestuário era funcional;
Os homens são descritos em túnicas de comprimentos variável com cinto e mangas até o punho. Capuz, xales ou mantos privilegiam as costas. Usavam também meias (Chaus ses) de vários comprimentos que eram duas peças presas por um cinto embaixo da túnica ou calções(Braies) que eram calças que iam até os tornozelos presas no quadril por um cordão.
Nos pés usavam um tipo de calçado de couro que chegara até a barriga da perna ou um modelo usado também por mulheres que exibia um trabalho em couro com tiras que se cruzavam na perna.

 Já a túnica das mulheres ia do pescoço aos tornozelos, por baixo usavam uma camisa de linha de decote baixo e mangas curtas.
As túnicas eram fechadas com broches, fitas, cintos e fivelas de ouro e prata cravejados de pedra preciosas coloridas.
Durante a idade media, a riqueza era mostrada com, Jóias, o broche usado no manto era um dos principais itens de decoração.
As mulheres casadas usavam o cabelo preso para cima com auxilio de pentes e grampo e os cobriam com um véu, as solteiras usavam duas tranças de cada lado da cabeça ou cabelos soltos. Podia se enfeitar os cabelos com fitas ou fios de ouro.
Os homens saxões usavam o cabelo curto, cacheado e uma barba curta e os escandinavos usavam cabelos compridos.


   Neste período nenhuma alteração importante foi feita na moda medieval até o seculo XI e XII, quando acontece a bifunção da indumentaria, ocorre a diferenciação das roupas masculinas e femininas.
O vestuário passa a ter um caráter mais ornamentais as roupas deixa de ser quadradas para ser modeladas a o corpo, surge o corpete do vestido (para classes altas) que era moldado jundo ao até os quadris. Os vestidos tornam-se  mais acinturadas presos com uma armação nas costas, com pequenos decotes e ornamentados com jóias em outro na cintura e saia ampla caindo até os pés, as vezes formando uma cauda.
A sobre posição dos vestidos era comum, usando-se um vestido longo bem ajustados ao corpo por baixo,com mangas justas e compridas e por cima outro vestido que poderia ser um pouco mais curto com mangas longas e caídas.

 Os cabelos eram longos,divididos ao meio ou trançadas,Também podiam esconder todo o cabelo com um gorro que se estendia até o pescoço,do tipo que vemos sendo usado por freiras.Havia uma faixa de linho chamada Barbete que passava sob o queixo e as têmporas.Para os homens,toucas de linho cobrindo as orelhas ou chapéu Frígio.



Nenhum comentário: