segunda-feira, 3 de junho de 2013

Idade Média -Anos 1200 a 1350

                             

A produção de tecidos se aumentou e se tornou mais fácil através da invenção da roda de fiar e do tear horizontal.houve um grande progresso nos tingimentos, Para os ricos ,a cor era muito importante, O azul tornou-se moda, sendo adotado pelos reis da França, como sua cor heráldica.Virou moda as mulheres da Nobreza se vestirem com cores de suas famílias. As roupas das classes altas e baixas destinguianse pela qualidade superior dos tecidos(Sedas).
A moda de vestir-se com cores das heráldicas.

    Havia o vestido longo ajustado e decotado, fechado por cordoes  com mangas justas as sobre veste tornaram-se populares.Bainhas,golas e punhos podiam ser enfeitadas com botões e laços.


    Os cabelos podiam ser presos , soltos ou repartidos no meio enfeitados com fitas,grinalda de flores,diademas com pedras preciosas,coroas ou tiaras.Podiam fazer longas tranças aumentadas com cabelos falsos ou de pessoas mortas.As mulheres casadas usavam véu sobre os cabelos;as matronas usavam uma touca de linho que cobria a garganta (e muita vezes o queixo) e era usada sob o véu.
    Neste século os homens usavam túnicas lisas,de tamanhos variadas e mangas justas ,sobreveste e um casaco  curto e justo.Debaixo das túnicas vestiam o brial,e as chaus ses . As calças em la , linho ou seda ,eram normalmente elaboradas com tecidos listrados ou com cores vivas, A moda eram roupas multi coloridas feitas de dois tecidos contrastantes um de cada lado o que foi especialmente popular na corte inglesa.Os cabelos eram encaracolados caídos sobre as orelhas ,nos pés, sapatos ou botas de pontas ..

                                                              Roupas multi colorida
    Os camponeses tinham roupas básicas, simples e funcionais comumente nas cores cinza e marrom.Os sapatos eram em pano e muitas vezes,andavam descalços enquanto trabalhavam.
    No século XIV a Europa viveu o inicio de uma pequena era do gelo e a lã era o material mais importante para o vestuário .A seda ainda era o melhor tecido ,o mais caro ,vindo do oriente .A moda se tornou um indicador de riqueza e status.
   O homem possuía o visual mais exuberante que a mulher. Começaram a usar manto ou xale longo,largo e sem mangas aberto dos lados ,e um sobretudo comprido e largo com mangas longas e amplas.Botoes e cintos ornamentados com predarias, cabelos curtos podendo se usar barba terminada em ponta . Na cabeça capirotes (barrete ou gorro em forma de crista).
   Chapéu cônico, cilíndrico e ou chaperon de abas acolchoados e uma tira de tecido caindo até os ombros, os sapatos eram feitos de couro e tinham inúmeros estilos ou então, botas fechadas com fivelas que cobriam a perna até o joelhos.Os calçados terminavam em uma ponto fina e longa na frente.



Os vestidos femininos do seculo XIV, eram simples e elegantes a túnica, reta nos ombros tinham saia larga, trapeada e com cauda. lá por 1350, o corpete externo foi inventado sendo que ele e a saia(Costurados Juntos) podiam um de cada cor, as vestes eram fechadas com cordões na frente, do lado e raramente nas   costas as sobrevestes era feita de tecido mais valioso e tinha mangas mais curtas, as mangas eram justas até o cotovelo e a parte de traz  caia até os joelhos. o casaco contornavam as formas do corpo.

 Os cabelos eram divididos ao meio e levantados sobre as orelhas formando um caracol e presos com redes (Crespine). Neste seculo era impressionante a variedade de enfeites de cabeça que se tornaram mais elaborados ainda nos anos seguintes. Os calçados eram iguais aos masculinos, pontudos.


Nenhum comentário: