sábado, 22 de junho de 2013

Neoclassicismo

        Também conhecido como estilo do Diretório ou Linha Império, o Neoclassicismo (1975-1820) foi um modismo recatado, relativamente simples e linear, que buscou inspiração no Classicismo da Antiguidade grega e romana. O abandono radical dos modelos elaborados do Rococó reflete os princípios democráticos da recém-fundada Republica Francesa, no período pós-revolucionario.

         Elementos do Neoclassicismo haviam composto parte do vestuário feminino por volta de 1760. A Chemise,  vestido simples de algodão branco que derivava de  uma roupa simples de baixo, marcou o afastamento drástico do estilo "espartilho e saia ampla" do Rococó. Quase transparente, com mangas curtas e recolhidas,decote baixo e corpo tubular solto, a vestimenta foi um símbolo de modelo neoclássico,que dominou a moda de 1795 até aproximadamente 1820.

    Baseados nos trajes vistos em estatuas gragas, os tecidos eram diáfanos Rococó e seus têxteis engomados e rígidos. A cintura saiu de sua posição natural para definir-se logo abaixo do busto; espartilhos foram abolidos; o uso de uma combinação (vestido de baixo) preservava o recato; e o decote, geralmente quadrado, era baixo. Estampas belas e de cor própria respondiam pela ornamentação, e os sapatos, de acordo com o estilo, eram leves e de cano baixo.

     O corte leve e relativamente simples desses modelos tinha implicações praticas. Como não se podia mais incluir bolsos à saia, as mulheres se viam obrigadas a carregar pequenas bolsas ou sacolas de mão. Tais bolsas, com boca fechada por um cordão, chamavam-se retículos. Eram feitos numa variedade imensa de tecidos e estilos, reproduzindo formas variadas: de urnas e abacaxis a cochas  e cestas.

     O tecido rendado das vestimentas neoclássicas também não dava contado inverno europeu, demandando outras peças mais quentes, como os chales de caxemira, Originalmente importados da Índia,os xales logo ganharam réplicas de lã de ovelha, tecidas à máquina na cidade escocesa de Paisley -seu desenho característico em forma de gota tornou-se conhecido como padrão "paisley". Retratos pintados à época mostram mulheres usando xale enrolado ao corpo de uma forma que evoca a referência clássica.

      O frio europeu fez com que , pela primeiro vez, fossem usados casacos e jaquetas semelhantes aos que vestimos hoje. Particularmente foi uma jaqueta de corte bem curto chamada de Spencer( em função do conde inglês Spencer). Esse modelo foi modificado para mulheres e muito usado entre 1975 e 1820. Dali em diante, nova mudança na silhueta fez a altura da cintura voltar à posição natural, resgatando os espartilhos para adelgaçar as medidas daquela parte do corpo. O acessório só seria dispensado no inicio do século XX, quando o conforto voltou a se tornar um valor para a moda feminina.
                             

Nenhum comentário: