segunda-feira, 29 de julho de 2013

Biografia da Missoni

  Ottavio Missoni nascido em 1921 em Ragusa, no então Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, um pai de origem Julian ("homo-de mar Vittorio Missoni, capitão, o filho de um magistrado") e mãe da Dalmácia( Teresa de 'Vidovich, da antiga família nobre de Sibenik), mudou-se com idade de 6 anos, para Zara, onde passou sua juventude até 1941.

  A carreira desportiva

   Ele divide seu tempo entre estudo e atletismo, competindo com a empresa Zara Ginastica. Começa a atividade agonística de dicado á especialidade da corrida de 400 metros. Em 1937 participa no Campeonato Europeu nos 400 m, e foi eliminado na bateria, e em 1939 tornou-se aluno campeão do mundo em Viena. Após a segunda Guerra Mundial, a participação nos jogos olímpicos de Londres 1948, terminando em sexto lugar na final dos 400 m com barreiras e correr como o segundo corredor nas baterias de revezamento 4- 400 metros. Nessa ocasião, conhece o sua compatriota Rosita, que se tornaria sua esposa.

   Em 1950 participa na europeus em Bruxelas, terminando em 4° lugar na corrida dos 400 metros com barreiras. Durante sua carreira, ele conquistou sete títulos nacionais, incluindo um no traço de 400 m com barreiras(1941, 1947 e 1948) e três no 400 metros em equipe 4 do relé (1950,1951 e 1952).Ele nunca desistiu, mesmo quando os atletismo, ultrapassou 80 anos, participou em concursos federais e atlético internacional .

  A empresa start-up Missoni

   Missoni tomou parte na batalha de El Alamein e foi feito prisioneiro pelos aliados.Depois de passar quatro anos em um campo de prisioneiros no Egito, em 1946, ele voltou para a Itália, em Trieste, onde se matriculou no Liceu Oberdan.

   Em 18 de abriu 1953, Ottavio Missoni casou-se Rosita Jelmini, cuja família é proprietária de uma fabrica de xales e tecidos bordados Golant, na província de Varese.

  Missoni em Trieste tinha, entretanto, abriu uma fabrica de malha sa, em companhia de um amigo , atirador de discos George Oberweger. Com a mulher lança uma tarefa via cattaneo em Gallarete, em um galpão para alugar. Mais, o casal mudou toda a produção de artesanato Sumirago, que se torna sede da Missoni tanto como uma casa de família e como um local de trabalho. Em 1954 seu primeiro filho nasceu Vittorio, seguido por Lucas em 1956 e Angela em 1958.

  Os sucessos na moda

   Em 1960 vestidos Missoni começam a aparecer em revistas de moda. Em 1962 Ottavio e sua esposa começam a usar a máquina de costura Rachel, nascido para o processamento de xales, para criar roupas que são coloridas e leves. Esta inovação decretou o sucesso comercial da linha.

   Anna Piaggi, a famosa jornalista de moda com talentos indiscutíveis. Vai observando as criações de Ottavio e Rosita Missoni. A seguir com interesse crescente, temporada após temporada.

   Em 1966 foi realizado o primeiro desfile no Gerólamo Theatre em Milão: é um grande sucesso. Um ano depois, em abril. Ottavio e Rosita estão presentes pela primeira vez no Palácio Pitty, em Florença, mas antes que os modelos subam para a passarela, Rosita percebe que eles não usam roupas intimas de cor apropriada se ele colocar os holofotes, amalha se torna transparente. No entanto a ideia não é compreendida e , no ano seguinte, assim como Yves Saint Laurent em Paris está lançado seu olhar nu famoso, a Missoni já não é convidada para os desfiles.

   Apresentando suas coleções Piscina Solari, com um desfile aquático memorável . No mesmo ano, eles trazem suas criações para Paris  e até lá eles fazem um grande sucesso.

   Em abril de 1969 a revista revista americana da mulher desgaste diário missoni dedicando á página de abertura, e no ano seguinte as lojas Bloomingdale de Nova York abriu uma boutique Missoni. Esta é a primeira nos Estados Unidos.

   Em abril, Ottavio e Rosita  são bem sucedidos em Florença uma coleção que define uma nova interpretação gráfica de vestuário feminino e masculino. Esse é novo estilo  que os nortes-americanos, mais tarde apelidado de "juntos". Em 1971 Ottavio em Cortina apresenta uma coleção com o famoso "patcwork" e os jornais começam a comparar suas composições de cores para as obras de arte contemporânea.

    Em setembro de 1973 a Missoni recebe em Dallas prestigiado Neimam Marcus Fashion Award, equivalente ao Oscar no campo da moda. No ano seguinte, No ano seguinte Missoni sai de Florença e Pitty e decide apresentar suas coleções em Milão.

    Em 1975 Renato Cardozo Ottavio prepara para uma exposição individual na Galeria o canal de Veneza: seus tecidos são expostos como pinturas. Em 1976  abriu sua primeira boutique em Milão e em 1979 a capital da Lombardia Ottavio é agraciado com a medalha  de ouro para o valor civil. é apenas o primeiro de uma longa serie de prêmios, nacionais e internacionais.Em 1983, Missoni desenhou os figurinos para a primeira fase  da escala do mesmo ano, a Lucia di Lammermoor e em 1986 ele foi premiado com honra  de Comendador da República.  Característica Missoni não é para ser levedo muito a sério a si mesmo, nem seu oficio.

     Um de seus ditados clássicos é:" se vestir mal não precisa seguir a moda, mas ajuda". Missoni nunca falou de seus colegas de profissão.
Em 11 de fevereiro de 2001 a empresa e a família Missoni comemoraram o octogésimo aniversario com grandes celebrações de Octavius. Em 2002, por ocasião do primeiro desfile de moda na China, Ottavio Missoni recebe um diploma honorário da Universidade de Xangai.

   Em abril de 2013 comemorando seu sexagésimo aniversario de casamento com Rosita, o evento também se correspondeu com o saxagesimo aniversario da sua parceria criativa.

   Após a internação ocorreu em 01 de maio de 2013, pede para voltar para sua casa  em Sumirago em Varese, onde morreu na noite entre os dias 08 e 09 de maio, com idade de 92 anos.


                                     









Nenhum comentário: