terça-feira, 16 de julho de 2013

Retrospectiva Roy Lichtenstein

Centre Pompidou apresenta a primeira retrospectiva completa de Roy Lichtenstein na França

    Roy Lichtenstein foi um verdadeiro criador de ícones. Suas obras multicoloridas inspiradas da cultura popular e da publicidade entraram para a história da arte comtemporânea e é difícil encontrar alguém que não conheça pelo menos uma delas.

    Muitas vezes na fronteira entre o figurativo e o abstrato, entre o pictural e o objetivo em três dimensões, o americano é hoje considerado um dos primeiros artistas da pós-modernidade.
Indo além do Pop Art a exposição do Centre Pompidou propõe um novo olhar sobre a carreira de Lichtenstein através de mais de 100 obras que vão de suas imagens icônicas dos sessenta aos trabalhos que dialogam com os grandes mestres da pintura moderna ou da arte clássica.

    A presença reforçada de esculturas e gravuras distingue essa exposição das mostras realizadas no I'ArtInstitute de Chicago, na National Gallery de Washington ou na Tate Modern de Londres. A exposição releva ainda a grande habilidade técnica de Lichtenstein que experimentou ao longo de sua carreira um grande número de materiais.

     Um detalhe importante e muito bem vindo dessa exposição são suas datas, de 03.07.13 a 4.11.13. Como todo mundo sabe o verão é um período culturalmente morto em Paris e ter uma exposição dessa importância que começa justamente nessa época do ano é com certeza algo que os parisienses e os turistas vão aplaudir, a começar por mim mesmo.
             




Nenhum comentário: