terça-feira, 6 de agosto de 2013

Biografia da Bulgari


    Bulgari (pronúncia em italiano: [ˈbulɡari]) é uma sociedade fundada em 1884, que atua dentro do mercado de luxo (joias, relógios, perfumes, artigos de couro, e hotelaria). Terceiro joalheiro do mundo, a Bulgari faz parte do Grupo LVMH - Moët Hennessy Louis Vuitton.

     O nome da marca normalmente escreve-se "BVLGARI", segundo o alfabeto clássico em latim (onde V = U) e tem origem no sobrenome do fundador grego da empresa, Sotirios Voulgaris (em grego: Σωτήριος Βούλγαρης pronúncia em grego: [soˈtirjos ˈvulɣaris], italiano : Sotirio Bulgari, 1857–1932).

     Em meados do século 19, Sotirio Bulgari, descendente de uma família grega e foi um ourives grego originário da Paramythia, uma vila na região de Épiro (Império Otomano) onde abriu sua primeira loja, ainda existente hoje. Em 1877, ele se mudou para Corfu, e depois para Nápoles. Em 1881, ele chegou a Roma e abriu outras lojas de ourivesaria e antiguidades, incluindo uma loja aberta em 1884, na Via Sistina.

      Em 1905, a loja da Via Sistina foi substituída pela atual flagship store na 10 Via Condotti, hoje “monumento histórico”. Sotirios Voulgaris trabalhava com a ajuda de seus dois filhos: Costantino (1889–1973) e Giorgio (1890–1966) . Nesta época, a loja se chamava “Old Curiosity Shop” para atrair clientes anglo-saxões, vindos dos Estados Unidos ou da Grã Bretanha . Somente em 1910 ele começou a se especializar em joalheria, com criações inspiradas pela escola parisiense ou americana.

    Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse porpedras preciosas e jóias. Foi nesta época que a BVLGARI entrou de vez na esfera das grandes grifes internacionais, com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari, em estilo art deco, feitos com diamantessafirasrubis e esmeraldas, na exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris, no ano de 1925.

      Em 1932, seus filhos assumiram o controle da empresa. Sotirios morreu em 1934. No mesmo ano, a loja da Via Condotti foi ampliada. A loja foi inaugurada em 9 de abril de 1934.

     Com a instalação dos estúdios da Cinecitta em Roma, a loja romana passou a atender as personalidades da Sétima Arte: Elizabeth Taylor, Marlene Dietrich, Clark Gable, Gary Cooper, Audrey Hepburn, Sophia Loren, Romy Schneider e Gina Lollobrigida.

      A abriu suas primeiras lojas em Nova YorkParisGenebra e Monte Carlo nos anos 1970. Por muitos anos, a empresa manteve um showroom no hotel nova-iorquino Pierre Hotel.

       Em 1984, os netos de Sotirio, Paolo e Nicola Bulgari foram nomeados Presidente e Vice-Presidente da empresa e seu sobrinho Francesco Trapani foi nomeado Diretor Geral. O projeto de Trapani para diversificar a empresa teve início nos anos 1990 com o lançamento de uma linha de perfumes Bulgari6 . Durante seu mandato, a empresa se estabeleceu como uma marca de luxo, reconhecida no mundo inteiro.

      No início de 2001, a Bulgari criou uma joint venture com a divisão de luxo da Marriott International, que também administra a empresa Ritz-Carlton Hotel L.L.C., para lançar uma nova marca de hotéis de luxo, a Bulgari Hotels & Resorts. A Bulgari abriu seu primeiro hotel em Milão em 2004, uma estação em Bali em 2006 e outro hotel em Londres em 2012. Em 2011, Bulgari Bali foi eleito pelos leitores da revista Smart Travel Asia, como o segundo melhor lugar para se hospedar na Ásia.

      Em 1995, a empresa abriu o capital na bolsa italiana. A empresa teve um aumento de receita de 150% entre 1997 e 2003.

      Em 7 de março de 2011, o grupo LVMH anunciou a aquisição de 51 % do capital do grupo e o plano de realizar uma Oferta Pública de Compra amigável8 . Durante o dia, a ação valorizou quase 60 % na bolsa de Milão4. A participação do grupo LVMH finalmente chega a 98,09 % em setembro do mesmo ano5. Em fevereiro de 2012, a família Bulgari revende sua participação no grupo LVMH por 236,7 milhões de euros .

        O antigo diretor da Bulgari participa da divisão de “relógios e joias” do grupo, enquanto o antigo diretor da Fendi, saiu da divisão de “Moda e Artigos de Couro” e assumiu a direção da joalheria italiana .

      O grupo LVMH, proprietário no valor final de 3,7 bilhões de euros, apoia o desenvolvimento da marca: aumentou os investimentos publicitários, criou uma central de compras para todas as marcas de joalheiras do grupo, anunciou a intenção de instalar a marca italiana na place Vendôme até 2015, substituindo a joalheria Buccellati.

       Em 2012, a Bulgari conta com 180 pontos de venda próprios no mundo: o desenvolvimento internacional está acelerado, assim como a aquisição de franquias da marca.

      As joias desenhadas no início dos anos 20-30 seguem o estilo art déco com linhas claras e estilização geométrica, sempre combinado ao uso de platina. Os anos 30 foram marcados por criações mais chamativas com diamantes em diferentes tamanhos combinados a pedras coloridas: safiras, esmeraldas, e rubis. Alguns ornamentos eram “conversíveis” e podiam ser usados como colares ou pulseiras, e broches podiam ser usados como pendentes .

      Limitados pelas restrições impostas pela Segunda Guerra Mundial, a maison Bulgari mudou a platina e os diamantes pelo uso de ouro e um número menor de pedras. O desenho se torna mais suave e segue a inspiração natural. A Bulgari se afasta das regras da escola francesa e cria um estilo único, inspirado pelo classicismo greco-romano , a renascença italiana e a escola romana de ourivesaria do século XIX.

       O boom econômico do pós-guerra permite a volta das criações em metal branco com pedras preciosas, notadamente diamantes. Ao final dos anos 50, a Bulgari prefere o desenho pontuado por formas mais suaves . Além disso, o uso de cabochons grandes se generaliza e se torna sua marca registrada. O estilo Bulgari se caracteriza também por suas formas estruturadas, simétricas e compactas e o resultado colorido da associação de diversas pedras preciosas .

        As criações dos anos 70 se distinguem pela diversidade. Inspiradas em fogos de artifício, na arte oriental com o uso de motivos de serpentes, ou mesmo da pop-art com a coleção “stars and stripes” [estrelas e listras], elogiada por Andy Warhol . Nesta época, o ouro amarelo aparece entre os materiais preferidos e o uso de elementos ovais junto aos cabochons, rodeados de ouro e diamantes se torna a marca registrada da Bulgari, assim como a corrente grossa de ouro.

       Os anos 80 se caracterizaram pelos volumes, as cores vivas, as formas simples e os motivos decorativos estilizados. Nos anos 90, o uso de ouro amarelo ainda se destaca, mas o estilo Bulgari é menos estruturado .

     A filial suíça da sociedade, a Bulgari Haute Horlogerie SA, é encarregada da produção dos relógios Bulgari. Fundada em 1980, está baseada em Neuchâtel. A Bulgari Haute Horlogerie SA emprega quase 500 pessoas. A Bulgari desenvolve seus próprios calibres e peças próprias, assim como mecanismos complexos em calibres clássicos. A coleção de relógios Bulgari inclui as seguintes linhas: Bulgari-Bulgari, Sotirio-Bulgari, Assioma, Astrale, Serpenti, B.Zero1, Daniel Roth, Rettangolo, Ergon, Diagono e Octo .

       A Bulgari conta com uma rede de distribuição com mais de 300 lojas, nos endereços comerciais mais prestigiados. A maior loja Bulgari do mundo se encontra em Tóquio, na “Bulgari Ginza Towers”, com 940 metros quadrados de espaço de loja, incluindo um restaurante e um bar.

        A lojas Bulgari na América do Norte, assim como seus distribuidores, se encontram em Atlanta, Beverly Hills, Bal Harbour, Boca Raton, Bethesda - (Chevy Chase), Chicago, Costa Mesa, Dallas, Honolulu, Houston, New York, Las Vegas, Los Angeles, Cidade do México, Montreal, Palm Beach, San Francisco, Short Hills, Waikiki, e Scottsdale, Arizona.

       As lojas Bulgari na América do Sul encontram-se em Lima, Bogotá, São Paulo, Ilha de Margarita e Quito.
                               






                                    

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