segunda-feira, 14 de outubro de 2013

História da Bolsa

Bolsa  é um acessório de moda feito de courotecidoplásticopalharáfiajeans ou outros materiais, geralmente com alça (curta ou a tiracolo), usado pormulheres (e também por homens) e que serve para carregar diversos pequenos objetos, como dinheirochavesmaquiagemcigarro,isqueirodocumentospente etc.



As bolsas menores, geralmente sem alça, e usadas em festas, são chamadas de carteiras ou bolsas de festa, e podem ser mais enfeitadas, com brilho, bordadas com miçangas ou metalizadas.
Não existe na História, referências de como seria a primeira bolsa. Mas, desde o início dos tempos, a comunicação já estava enraizada na vida humana e os povos primitivos já retratavam uma série de símbolos através das pinturas rupestres (pinturas em rochas), e esses povos registraram através dos desenhos os seus costumes. Foram encontradas pinturas com imagens femininas com bolsa penduradas no braço. As civilizações pré-históricos eram nômades, e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Como já haviam descoberto que apele dos animais servia para a proteção do corpo, podem ter desenvolvido também um sistema de receptáculos para carregar e proteger suas caças.

Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dosartelhos, as toucas, os colares em forma de meia-lua, osbrincos, os braceletes, os vestidos, os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, os amuletos, as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as capinhas de linho e as tiaras.
Uma das primeiras citações sobre bolsa feminina encontra-se na Bíblia, no livro de Isaías, capítulo 3:16, (palavras escritas por volta de 750 a.C.) e que diz:
alforje, predecessor das bolsas, era um saco de couroque podia ser usado na cintura, nos ombros ou na sela dos animais. Era uma a bolsa utilizada principalmente pelos homens, para carregar alimentos ou dinheiro, durante a Idade Antiga.
Bolsa Feminina deixou de ser apenas um artigo feito exclusivamente para carregar objetos, para as mulheres abolsa representa status, filosofia de vida através da modaque deu as bolsas um glamour especial.
Porém não ha regras específicas em seu formato, cores, adereços e demais atributos, assim como todos artigos de moda, onde o designer de bolsa feminina libera a imaginação ao criá-la.

Bruaca é uma grande bolsa feita de couro cru costurada nas laterais com tiras de couro. Quando mais de uma são unidas num tipo de forquilha chamada cangaia. Geralmente são atadas no lombo de burro ou mula formando assim um cargueiro (duas bruacas formam um cargueiro) de tração animal. Foram muito utilizadas pelos tropeiros quando ainda não havia estradas.

Bruaca ( sentido da palavra usado nas regiões sudeste e centro oeste) Bruacas de carga eram bolsas feitas de couro cru, quadrada ou retangular, usadas pelos mascates para transportar mercadorias finas como: sedas, porcelana, perfumes,etc., que não podiam amassar. O mascate não era considerado tropeiro, pois ele tinha no máximo três animais e comercializava a sua mercadoria de fazenda em fazenda. No dia em que um mascate chegava a uma fazenda era uma festa, pois ele trazia a última moda e outras novidades da capital. Foi usada desde o Império até meados de 1960.

Nenhum comentário: