segunda-feira, 26 de maio de 2014

Botas Montaria: Como surgiram?





Como surgiram as botas Montarias?

Pinturas descobertas na Espanha e que datam de cerca de 13.000 a.C. mostram homens e mulheres com botas de peles de animais.

Mas de fato os primeiros sapatos de que se tem notícia apareceram na Mesopotâmia e no Egito, cinco mil anos antes de Cristo.

Também na mesma época surgiram as botas. 

Estas foram criadas pelos persas, que viviam nas montanhas e viajavam muito à cavalo. "O sapato, neste caso, foi uma necessidade imposta pelo frio e pelo modo de vida".

No século 18, as mulheres das classes altas continuavam usando calçados feitos de seda e veludos. 

A única exceção à regra era a bota de montaria - uma versão reduzida do modelo masculino - que as mulheres podiam usar quando montavam a cavalo.

Eram usadas para montar em cavalos, pois os canos altos evitavam o desgaste da calça quando tinha contato com o couro rústico da cela.

Só após a década de 1830, as mulheres que não trabalhavam começaram a usar botas na vida diária. 

Para fazer o pé feminino parecer mais delicado, as novas botas até o tornozelo eram feitas com formas estreitas e firmemente apertadas com botões. A sua função era aprisionar a carne, afastando-a da tentação, mas tinham o efeito exatamente oposto - realçavam a curvatura da barriga da perna e revelavam-se altamente eróticas.

Quando a produção em massa surgiu, na década de 1850, as botas ficaram ao alcance tanto das criadas como das senhoras a quem serviam. Deixando de ser um sinal de posição social elevada, a bota se tornou um símbolo de crescente igualdade não apenas entre os sexos, mas também entre as classes sociais.

As botas femininas entrariam no mundo da moda no século 20. Proliferaram novos modelos, materiais, tamanhos e alturas de saltos. Pela primeira vez, as mulheres que usavam botas, e não os homens, foram o centro das atenções. Nos anos 60 surgiu a moda da minissaia que mostrava e destacava ainda mais as pernas femininas.

De repente, as botas deixaram de ser simples acessórios. Passaram elas mesmas a ditar a roupa que se devia vestir. 

As botas montaria são muito confortáveis, cano longo, geralmente até o joelho, sem salto alto (mas já existe modelos com saltos não muitos altos) e geralmente não possuem muitos enfeites, os bicos são arredondados.


Como Usar Botas Montarias?
A combinação mais difícil de errar com a bota montaria é a calça, seja ela jeans, legging ou qualquer outro tecido.

A bota com vestido é algo não muito óbvio, se pensarmos que bota é para o frio e vestido para o calor, porém é um acessório de moda e fica bonito sim naqueles dias em que a temperatura não está muito baixa nem alta, ou se for para algum lugar fechado onde a temperatura é considerada normal, nem frio, nem calor.


Por último, saias e shorts, que também ficam muito legal! Se quiser usar com uma meia calça preta por baixo, ótimo!
bjs até...

Nenhum comentário: