segunda-feira, 16 de junho de 2014

Vestimentas masculinas dos anos 1800


 Os anos 1800 -- ou século 19 -- possui os períodos Regencial e Vitoriano, mas as roupas dos homens mudaram muito pouco durante esse século. A era Vitoriana começou nos anos 1840, e teve a maior influência. No geral, as roupas masculinas eram muito sóbrias ao manter a preocupação vitoriana com a industrialização.

Sobrecasacas

As sobrecasacas eram um dos itens de moda mais distintos do século 19. Na primeira parte do século, ela era cortada muito alta na frente até o nível da cintura e usada aberta para mostrar o colete, camisa e relógio de bolsa. O colarinho era largo na área do peito; nas costas, ela ia até os joelhos. O material era um algodão leve que dava a ela um movimento macio e fluido. As sobrecasacas vitorianas tinham o mesmo tamanho na frente e nas costas mas também tinham uma costura no nível da cintura para dar um visual mais apertado. O colarinho geralmente era aveludado.

Coletes

Coletes eram uma parte vital do guarda-roupas dos cavalheiros. Enquanto as sobrecasacas tinham cores sóbrias, o homem usava os coletes para se expressar. Padrões Paisley em seda e brocado estavam particularmente na moda. Esse padrão era exibido no período vitoriano em roupas de homem e mulher. O design em forma de lágrima se originou na India e Pérsia, e foi trazido ao ocidente pelos colonos britânicos. A cidade escocesa de Paisley se tornou a produtora mais prolífica do design, o que resultou em seu nome. Os coletes geralmente tinham apenas uma fileira de botões, mas modelos de peitoral duplo também estavam disponíveis. Alguns possuíam colarinhos grandes, enquanto outros não possuíam colarinhos ou possuíam colarinhos entalhados.

Calças

No período Regencial, as calças eram bem justas e de cintura alta. Como elas não tinham cinto e zíper, ou até mesmo suspensórios, elas tinham a chamada "frente caída" -- uma aba na frente que se abotoava com três botões de cada lado. As calças vitorianas também tinham corte alto na cintura, mas eram seguradas por suspensórios. Elas tinham uma braguilha com botão na cintura para serem ligados aos supensórios. Listras e xadrez eram populares.

Acessórios

Os cavalheiros não saiam sem chapéu. Cartolas e chapéus Derby eram os mais populares, apesar de eles poderem mudar um pouco com um chapéu de cocheiro parecido com cartola sem ser tão formal. No pescoço, eram usados lenços ou gravatas-borboleta. Outra vez, o design paisley era favorecido. Relógios de bolso e coletes geralmente eram feitos um para o outro, e muitos homens tinham orgulho de mostrar a corrente que ancorava o relógio ao bolso. Luvas eram comumente usadas, e muitas roupas eram acabadas com uma bengala de empunhadura ornamentada.
Vestimentas masculinas dos anos 1800

Nenhum comentário: