terça-feira, 19 de abril de 2016

O que são os bureaus de tendência?

"Em um contexto amplo, tendência é uma conjuntura ligada a fenômenoseconômicos, políticos e sociais que duram anos e inspiram padrões decomportamento, movimentos e valores. As modinhas, as ondas e as febres -mais efêmeras e fragmentadas - são confundidas e chamadas erroneamente de tendências - que são mais contínuas e duradouras." Raquel Siqueira


O termo tendência passou a ser utilizado com maior frequência na segunda metade do século 20, entre as décadas de 1960 e 1970. Devido à crise do petróleo que atingiu a Europa na época, os produtores de tecidos, dependentes desta matéria-prima para suas criações, precisaram buscar novas alternativas para desenvolver seus produtos. Para sanar essas questões, os franceses criaram, em 1973, a Première Vision. A partir desse evento, eram editados os cadernos de sugestões e cartelas de cores.Unido a isso, a sociedade pós-guerra apresentou uma série de mudanças comportamentais nos jovens. 
 
Um dos principais trabalhos do profissional de moda é estudar o comportamento, expressões e necessidades do consumidor a fim de criar produtos que despertem o desejo nesses consumidores. É preciso conseguir prever o que será moda para que se produza o produto correto dentro do tempo correto. Caso contrário, a empresa terá prejuízo e não sobreviverá no mercado.

Cada empresa utiliza de suas ferramentas de pesquisa para compreender o comportamento do consumidor, aspectos políticos e econômicos e sociais que possam afetar a moda, ou melhor, que possam afetar o modo como as pessoas irão querer se expressar em um momento futuro.

Como são diversos fatores a serem analisados, existem empresas que são especializadas em pesquisa de tendência, chamadas bureaus de tendência (do francês bureaux du style), que trabalham com a difusão das informações dessas tendências para profissionais de moda. Os temas abordados pelos bureaus de estilo direcionam as cartelas de cores disponíveis na indústria, as estampas e os tipos de tecidos que chegam ao mercado, a modelagem e o estilo. O material é fornecido online mediante assinatura, o que facilita muito a vida dos compradores de moda e designers ao redor do mundo, que podem utilizar dessas informações a qualquer momento, sem ter que sair de seus escritórios.

Hoje as maiorias das empresas de moda utilizam desse serviço, o que acaba tornando a moda um tanto quanto homogênea em toda a indústria de moda. Alguns dizem que essa consolidação da antecipação de comportamento deixa a moda mais direcionada. As empresas a seguem para ter uma garantia de bom negócio. 
O site WGSN é líder mundial no serviço de pesquisa on-line, análise de tendências e notícias para as indústrias da moda e estilo. (trabalha mediante assinatura). Mas não fiquem tristes, quem ainda não pode investir em uma assinatura dessas, a diretora do Catarina Coletivo Criativo, Patrícia Lima, criou o Bureau de Tendência, site que libera gratuitamente arquivos das tendências rastreadas para download. É o primeiro site brasileiro a levar para a massa a pesquisa de moda que estava ao acesso de poucos. E viva a democratização da informação!

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